Apoio às Associações

IL Póvoa de Varzim - Dar aos cidadãos o poder de escolha sobre quem merece receber o apoio financeiro, fruto do seu trabalho.

No que refere o apoio às associações, é importante referir o seguinte:

As associações da sociedade civil têm um papel fundamental no desenvolvimento do nosso concelho. Sejam de cariz desportivo, recreativo, cultural, religioso ou social, o seu serviço comunitário é importante em todas as vertentes.

No entanto, a sua sobrevivência, pertinência e vigor, na participação cívica do concelho não está assegurada pelo reconhecimento orgânico da sociedade – está dependente do orçamento do município e do favorecimento político, na forma de subsídios. É mais simples manter uma postura compatível com o poder político vigente do que exercer a sua função, por forma a demonstrar a sua pertinência e importância diretamente aos seus associados e à sociedade civil como um todo.

Há dias, tivemos conhecimento da notícia:

“Câmara da Póvoa distribui 2,3 milhões de euros por 25 associações poveiras”

IL Póvoa de Varzim - Câmara da Póvoa distribui 2,3 milhões de euros por 25 associações poveiras
Noticia – aqui

Este apoio financeiro foi atribuído às associações, sem regulamento ou critérios pré-definidos, que se conheçam. 

Solicitamos na assembleia municipal do dia 28 de Abril de 2022, ao Sr. Presidente da Câmara, que nos possa informar relativamente aos critérios definidores das verbas atribuídas a cada uma das entidades beneficiadas.

E, deixamos uma pergunta, para refletir: 

Será que uma companhia de teatro, um músico, um poeta… se sente livre para incorporar na sua arte (ou vida cívica, como um todo) uma postura crítica ao poder que o financia? Ou seria isso ingratidão?

A iniciativa Liberal, no seu programa autárquico, propôs um modelo de financiamento baseado no mérito. Divide-se num apoio fixo e num apoio variável:

• O apoio fixo calculado com base num regulamento de apoio ao associativismo, estipulando critérios claros. 

• O apoio variável através de um “Cheque-Associação” que cada poveiro poderá atribuir às instituições que entenda apoiar.

Aos cidadãos seria dado o poder de escolha sobre quem merece receber o apoio financeiro, fruto do seu trabalho. 

E, as associações seriam estimuladas a demonstrar o seu mérito aos cidadãos, seriam mais autónomas e mais focadas em envolver e ajudar a comunidade. Seriam mais livres. E, a Póvoa seria mais Liberal!