Apreciação da informação acerca da actividade do município

IL Póvoa de Varzim - Fachada da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
Fachada da câmara municipal da Póvoa de Varzim

A Iniciativa Liberal, no que diz respeito à apreciação da informação do presidente da Câmara e o reflexo da actividade do município, já na Assembleia Municipal anterior tinha elogiado a Câmara Municipal pelo esforço evidenciado na difusão de informação pelos diversos meios. Porém, o nível de informação, em muitos aspectos, é insuficiente.

Todos os cidadãos desejam poder avaliar as iniciativas, sem correr o risco de, depois de lançados os projetos/iniciativas não ser possível aferir o sucesso ou insucesso das mesmas (conforme o foi o projecto do Marketplace, de onde ainda não sabemos se realmente aportou valor e em que medida, aos nossos comerciantes e cidadãos)

É, por isso, importante e necessário questionar a câmara quanto aos objetivos a que se propõe nas diferentes iniciativas.

IL - Povoa de Varzim - Iniciativa Póvoa Inova
Iniciativa Póvoa Inova – Lojas exteriores

Como medir o sucesso?

Nesse sentido, e como exemplo, questionamos, relativamente à iniciativa Póvoa Inova:

  • Qual a necessidade identificada?
  • Qual o resultado (quantificável) que se deseja atingir?
  • Quais as ações e calendário para a sua aplicação prática? 

No documento referem que pretendem um serviço “de atendimento ao empresário com eficiência e qualidade”. 

  • Como se mede, esta eficiência e qualidade?
  • Em que medida as famílias e empresas poveiras estão a ser, e serão, beneficiadas com a modernização dos serviços municipais? 
  • É mais barato? Quanto?
  • É mais rápido? Quanto?

Fazemos estas perguntas, no sentido de que se possam definir e medir as métricas, que comprovam a efetividade das iniciativas lançadas e, também, para que esses mesmos objetivos estejam efetivamente estabelecidos e publicados, antes do início de qualquer iniciativa, para que possam ser avaliados com transparência pelos próprios cidadãos.

IL Póvoa de Varzim - Sem métricas não há estratégia
Sem métricas não há estratégia

Esperamos poder ver refletidas estas alterações na forma de idealizar e gerir as iniciativas, para que na próxima apreciação da informação da actividade do município possamos em bom rigor refletir sobre a forma como são geridas estas iniciativas e apurar o seu sucesso de forma mais incisiva, clara e transparente.