E o desconto, Sr. Presidente? Demora?

E o desconto, Sr. Presidente? Demora?

Felizmente os tempos de lixeiras a céu aberto já lá vão. São tempos que não deixam saudades a ninguém e o ambiente agradece. Atualmente o relevo social da ecologia está disseminado na sociedade fruto da mudança de mentalidades das comunidades. Ninguém contesta os benefícios da reciclagem de resíduos e, a avaliar pelo crescimento dos números, são cada vez mais as pessoas que com sentido de responsabilidade, ajudam ao cumprimento das metas nacionais e comunitárias. A Póvoa de Varzim não será diferente. Cada vez mais Poveiros contribuem para o ambiente fazendo, e bem, a separação dos seus resíduos.

Não nos devemos, contudo, esquecer que, as várias fileiras de resíduos consubstanciam materiais que podem ser recuperados e de novo integrados nos circuitos de mercado tendo, portanto, um valor comercial. E é sobre este ponto muito específico que gostaria de lembrar aos Poveiros que o civismo de cada um também pode e deve ser recompensado através do retorno de parte dos proveitos obtidos com a valorização dos resíduos.

Recolha porta-a-porta na Póvoa

Foi publicado recentemente o relatório de atividade municipal relativo ao período de 15 de Fevereiro a 15 de Abril, onde é possível verificar que o Sr. Presidente da Câmara numa conversa sobre soluções de sustentabilidade ambiental que decorreu no Centro Desportivo e Cultural de Navais, referiu, e passo a citar o documento:

“(…) que estão a ser dados todos os passos com vista à implementação do Pay-As-You-Throw (PAYT) no concelho. Este sistema resulta de um compromisso dos oito municípios da LIPOR e visa permitir que a faturação seja mais justa e incentivadora, levando a que cada cidadão pague apenas em função daquilo que produz de resíduos indiferenciados e fazendo com que a cobrança deixe de ser feita com base no consumo de água.”

Estando quase a fazer 4 anos do lançamento inicial deste projeto, que deu o seu pontapé de saída na Matriz e Bairro Sul em 2018, em que já era vendida a ideia dos benefícios na conta da água, passo a citar desta vez uma notícia do Mais Semanário de 05 de Setembro de 2018, em cujo título se podia ler – Desconto na fatura da água para quem separar o lixo.

“Com este método de recolha segundo o presidente da Câmara será possível diminuir os resíduos indiferenciados e quanto menos houverem mais baixa será a fatura de todos os munícipes. Aires Pereira que também é o presidente da LIPOR aponta que as pessoas que mais contribuem para a reciclagem irão receber mais benefícios.”

Quatro anos já passaram e a mesma mensagem continua a ser passada. Esta temática faz questionar quanto tempo mais será preciso para se fazer refletir o esforço dos Poveiros na sua fatura da água. É mais que tempo de fazer justiça aqueles que se esforçam para tornar a Póvoa mais sustentável, ajudando a promover uma economia circular, melhorando o ambiente e logo valorizando o território que é de todos nós.

Aceda aqui a mais artigos de opinião.